Brasil teve 117.453 focos de incêndio, a região mais afetada foi a região Norte, com 47.366.
Ao contrário de outros países, no Brasil a maior parte das emissões de carbono vem das queimadas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em torno de 75% de todo CO2 presente na atmosfera é lançado através desse processo.
Grande parte das queimadas é feita pelos pequenos agricultores, que tem nessa prática a solução para preparar o terreno para plantio. O modo correto seria a utilização de maquinário especializado, mas para a realidade desses fazendeiros as queimadas são as únicas alternativas.
Esse processo é muito utilizado também nas plantações de cana-de-açúcar, para facilitar a colheita, pois com isso são retirados os espinhos e os trabalhadores conseguem ter um melhor desempenho.
Dentro do senso comum essas práticas têm como único ponto negativo a emissão de gases que contribuem com o efeito estufa. Mas não é verdade, as queimadas trazem um benefício imediato ao solo, mas a médio e longo prazo o terreno começa a perder muitos nutrientes, podendo se tornar improdutivo.
Para denunciar e avisar as autoridades competentes sobre focos de incêndio basta entrar em contato com o Institudo Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) ou com as Secretarias de Meio Ambiente de cada Estado.
Para avisar sobre as queimadas
Nacional / Ibama
0800-61-8080
Fonte: Atitude Sustentável.
0 comentários:
Postar um comentário