Pneu reciclado, fibras de bananeira e até rolhas de cortiça são utilizados na produção
A busca por materiais sustentáveis está aumentando significativamente em diversos setores. Um exemplo claro é do vestuário, com os tecidos ecológicos. E outro surge no rastro: calçados sustentáveis.
Pouco sabemos sobre a matéria-prima dos nossos calçados, especialmente daqueles fabricados fora do país. E sabemos muito menos ainda sobre o processo de fabricação.
No Brasil, a empresa paulista Goóc Eco Sandal fabrica sandálias com o solado feito de borracha de pneu reciclado. Ao invés de ser descartado, a matéria-prima é reutilizada para se transformar em calçados.
Para produzir as sandálias, o pneu primeiro precisa virar pó. Depois é regenerado e misturado com borracha natural e sintética. Por fim, faz-se o molde do solado.
Estima-se que são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano Brasil, mas quase metade é descartada no mesmo período. E já que o pneu demora mais de 600 anos para se reciclar, nada melhor que reutilizá-lo.
A Goóc já reciclou cerca de 2,5 milhões de pneus e espera reciclar mais 40 milhões até 2014.
“Queremos convocar toda a classe empresarial brasileira a participar da causa, para incentivar e desenvolver seus produtos através da técnica de reciclagem de pneus”, afirma Thái Quang Nghiã, fundador da Goóc.
Mas não é só de pneu reciclado que são produzidos calçados ecológicos. A grife Green Valley, de Camboriú (SC), desenvolveu um chinelo de folha de bananeira com alças de látex.
O chinelo é resultado de vários anos de trabalho junto à comunidade de bananicultoras da cidade de Corupá (SC). Além disso, as tiras do chinelo são feitas de látex biodegradável produzido no Acre e no Amazonas, por famílias ribeirinhas, com tecnologia desenvolvida pela Universidade de Brasília.
Fonte: Uol Sustentabilidade
Texto: Gustavo Ribeiro
0 comentários:
Postar um comentário